Por que todos os nossos atos justos são considerados trapos imundos?

Pergunta: “por que todos os nossos atos justos considerados trapos imundos? “

Resposta: “todos nós se tornaram como um que é impuro, e todos os nossos atos justos são como trapos imundos; todos nós murchamos como uma folha, e como o vento nossos pecados varrem-nos para longe “(Isaías 64:6).

Esta passagem é frequentemente usada como um texto de prova para condenar todos os nossos atos de bondade como nada mais do que “trapos imundos” aos olhos de Deus. O contexto desta passagem está se referindo especificamente aos israelitas no tempo de Isaías (760-670 a.c.) que se desviaram de Deus.

Isaías estava escrevendo sobre sua nação e sua hipocrisia. No entanto, ele se inclui na descrição, dizendo “nós” e “nosso”. Isaías foi redimido e separado como um profeta de Deus, mas ele se viu como parte de um grupo que era totalmente pecaminoso.

A doutrina da depravação total é ensinada claramente em outras partes da escritura (por exemplo, Efésios 2:1 – 5), e a ilustração de Isaías 64:6 pode ser aplicada com razão ao mundo inteiro, especialmente dada a inclusão de Isaías de si mesmo na descrição.

O termo “trapos imundos” é bastante forte.

A palavra imunda é uma tradução da palavra hebraica iddah, que significa literalmente “os fluidos corporais do ciclo menstrual de uma mulher.” A palavra trapos é uma tradução de implorou, significando “um trapo ou vestuário.”

Portanto, esses “atos justos” são considerados por Deus tão repugnantes quanto um produto de higiene feminina suja.

Como Isaías escreveu isso, os israelitas foram os destinatários de inúmeras bênçãos milagrosas de Deus. No entanto, eles haviam virado as costas para ele, adorando falsos deuses (Isaías 42:17), fazendo sacrifícios e queimando incenso em altares estranhos (Isaías 65:3 – 5). Isaías tinha mesmo chamado Jerusalém uma meretriz e comparou-a a Sodoma (Isaías 3:9).

Essas pessoas tinham uma ilusão de sua própria justiça. No entanto, Deus não estima seus atos de justiça como qualquer coisa, mas “vestuários poluídos” ou “trapos imundos”. Sua apostasia, ou se afastando da lei de Deus, tinha tornado suas obras justas totalmente impuro. “como o vento, os seus pecados estavam varrendo-os para longe” (Isaías 64:6).

Martinho Lutero disse:

“a heresia mais condenável e perniciosa que já atormentou a mente do homem é que de alguma forma ele pode fazer-se bom o suficiente para merecer viver para sempre com um Deus todo-santo.”

Embora a justiça seja condenada por toda a Bíblia (Ezequiel 33:13; Romanos 3:27; Titus 3:5), estamos, de facto, ordenados a fazer boas obras. Paulo explicou que não podemos fazer nada para nos salvar, mas a nossa salvação vem apenas como resultado da graça de Deus (Efésios 2:8 – 9).

Em seguida, ele proclamou que “nós somos sua obra, criada em Cristo Jesus para boas obras, que Deus preparou de antemão, que devemos andar neles” (Efésios 2, 1, ver também dois Coríntios 3:5).

Nossa salvação não é o resultado de nenhum de nossos esforços, habilidades, escolhas inteligentes, características pessoais, ou atos de serviço que possamos realizar. No entanto, como crentes, somos “criados em Cristo Jesus para boas obras”-para ajudar e servir aos outros.

Em Efésios:

Embora não haja nada que possamos fazer para merecer a nossa salvação, a intenção de Deus é que a nossa salvação resulte em atos de serviço. Nós somos salvos não meramente para o nosso próprio benefício, mas para servir a Cristo e construir a Igreja (Efésios 4:12).

Isso reconcilia o aparente conflito entre fé e obras. Nossos atos justos não produzem salvação, mas são, de fato, evidência de nossa salvação (Tiago 1:22; 2:14 – 26).

No final, devemos reconhecer que até mesmo nossos atos justos vêm como resultado de Deus dentro de nós, não de nós mesmos. Por conta própria, a nossa “justiça” é simplesmente a autojustiça, e a religião vaidosa e hipócrita produz nada mais do que “trapos imundos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *