O que significa que Jesus é o filho de Davi?

Pergunta: “o que significa que Jesus é o filho de Davi? “

Resposta: dezessete versos no novo testamento descrevem Jesus como o “filho de Davi”. Mas a pergunta surge, como poderia Jesus ser o filho de Davi se Davi viveu aproximadamente 1.000 anos antes de Jesus? A resposta é que Cristo (o Messias) foi o cumprimento da profecia da semente de Davi (2 Samuel 7:12 – 16).

Jesus é o Messias prometido, o que significa que ele tinha de ser da linhagem de Davi. Mateus 1 dá a prova genealógica de que Jesus, em sua humanidade, era um descendente direto de Abraão e Davi através de José, o pai legal de Jesus.

A genealogia de Lucas 3 traça a linhagem de Jesus através de sua mãe, Maria. Jesus é um descendente de Davi pela adoção através de José e pelo sangue através de Maria. “quanto à sua vida terrena [Cristo Jesus] era um descendente de Davi” (Romanos 1:3).

Filho de Davi

Principalmente, o título “filho de Davi” é mais do que uma declaração de genealogia física. É um título messiânico. Quando as pessoas se referiam a Jesus como o filho de Davi, eles significavam que ele era o libertador há muito aguardado, o cumprimento das profecias do antigo testamento.

Jesus foi tratado como “Senhor, tu filho de Davi” várias vezes por pessoas que, pela fé, estavam buscando misericórdia ou cura. A mulher cuja filha estava sendo atormentada por um demônio (Mateus 15:22) e os dois homens cegos no esquecimento (Mateus 20:30) todos clamaram ao filho de Davi para ajudar. Os títulos de honra que lhe deram declarou sua fé nele.

Chamando-o de “senhor” expressou seu sentido de sua divindade, domínio e poder, e chamando-o de “filho de Davi”, expressou sua fé de que ele era o Messias.

Os fariseus diziam que

Os fariseus entendiam exatamente o que o povo significava quando chamavam Jesus de “filho de Davi”. Mas, ao contrário daqueles que clamavam na fé, os fariseus estavam tão cegos por seu próprio orgulho que não conseguiam ver o que os mendigos cegos podiam ver — que aqui era o Messias que supostamente esperavam por toda a vida.

Eles odiavam Jesus porque ele não lhes daria a honra que eles achavam que mereciam, então quando ouviram as pessoas aclamando Jesus como o Salvador, eles ficaram enfurecidos (Mateus 21:15) e conspiraram para destruí-lo (Lucas 19:47).

Jesus ainda confunda os escribas e fariseus, pedindo-lhes para explicar o significado deste título muito: como poderia ser que o Messias é o filho de Davi, quando Davi se refere a ele como “meu senhor” (Marco 12:35 – 37; cf. Salmo 110:1)?

Os professores da lei não puderam responder à pergunta.

Jesus, assim, expôs a inépcia dos líderes judeus como professores e sua ignorância sobre o que o antigo testamento ensinava sobre a verdadeira natureza do Messias, alienando-os ainda mais dele.

O ponto de Jesus em fazer a pergunta de Mark 12:35 foi que o Messias é mais do que o filho físico de Davi. Se ele é o senhor de Davi, ele deve ser maior que Davi. Como diz Jesus em Apocalipse 22:16, “Eu sou a raiz e a prole de Davi.” Ou seja, ele é o criador de Davi e o descendente de Davi. Só o filho de Deus fez carne pode dizer isso.

Veja a explicação de Mário Persona nesse vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *