O que diz a Bíblia sobre a Autojustiça?

Pergunta: “o que a Bíblia diz sobre a autojustiça? “

Resposta: a definição do dicionário de autojustiça é “confiança na própria justiça, especialmente quando presunçosamente moralista e intolerante das opiniões e comportamentos dos outros.”

Biblicamente falando, a autojustiça, que está relacionada ao legalismo, é a idéia de que podemos de alguma forma gerar dentro de nós uma justiça que será aceitável para Deus (Romanos 3:10).

Apesar de qualquer cristão sério reconhecer o erro desse pensamento, por causa da nossa natureza pecaminosa, é uma constante tentação para todos nós acreditarmos que somos, ou podemos ser, justos e de nós mesmos. No novo testamento, Jesus e o apóstolo Paulo desceram particularmente duramente sobre aqueles que tentaram viver na justiça.

A condenação de Jesus pela justiça foi especialmente dura em seu tratamento da liderança judaica da época.

Seis vezes em Mateus 23, Jesus condena os escribas e fariseus para aderir rigidamente às suas tradições legalista, a fim de fazer-se olhar melhor para os outros. A parábola do fariseu e do coletor de impostos foi especificamente contada por Jesus a “alguns que confiaram em si mesmos, que eram justos, e trataram os outros com desprezo” (Lucas 18:9 – 14).

O fariseu assumiu sua aceitação com Deus baseado em suas próprias ações, enquanto que o coletor de impostos reconheceu que não havia nada em si mesmo que faria com que Deus o aprovasse.

Repetidamente nos Evangelhos

Jesus se choca com os fariseus e escribas sobre a verdadeira justiça. Ao mesmo tempo, ele gasta uma grande quantidade de tempo e energia alertando seus discípulos sobre os perigos da autojustiça, deixando claro que, sem ele, eles não poderiam fazer nada (João 15:5).

O tratamento de Paul de Justiça não é menos contundente do que Jesus. Ele começou seu grande argumento em romanos pela graça de Deus condenando a confiança hipócrita dos judeus na circuncisão (Romanos 2:17 – 24). Ele segue isso no capítulo 10, dizendo que os judeus tentaram ganhar aceitação com Deus baseado em sua própria justiça, demonstrando ignorância da verdadeira justiça de Deus (Romanos 10:3).

Sua conclusão é que Cristo é o fim da lei para a justiça, não o homem (versículo 4).

A carta de Paulo à igreja Gálata também abordou esta questão. Esses crentes estavam sendo informados de que eles tinham que fazer certas coisas para serem aceitáveis para Deus, especificamente, para serem circuncidados.

Paulo vai tão longe a ponto de dizer que este é outro evangelho e chama aqueles que o defendem “amaldiçoado” (Gálatas 1:8 – 9). Mais dizendo, ele diz aos seus leitores que, se a justiça poderia vir de suas próprias ações, então Jesus morreu “para nenhum propósito” (Gálatas 2:21), e que a justiça poderia vir “pela lei” (Gálatas 3:21).

A conclusão de Paulo sobre os crentes Gálata foi que eles tinham sido tolos em sua tentativa de ser aperfeiçoado pela carne (Gálatas 3:1 – 3).

O Eufemismo

Seria um eufemismo dizer que todo crente é atormentado por essa atitude. É da natureza do nosso pecado tentar fazer algo para merecer a nossa salvação. A liberdade dispendiosa de graça, comprada para nós pelo sangue de Jesus sem nenhuma contribuição de nós, é difícil para os nossos corações orgulhosos de compreender ou apreciar.

É muito mais fácil comparar-nos uns com os outros do que reconhecer que não podemos medir até os padrões de um Deus Santo.

No entanto, em Cristo, podemos conhecer a verdadeira justiça. Em Cristo, podemos conhecer o perdão do pecado que vem a nós através da graça. Porque ele ficou em nosso lugar, nós nos beneficiamos de ambos a sua vida sem pecado e sua morte de rolamento de pecados (2 Coríntios 5:21).

Por causa do seu sacrifício, podemos enfrentar o nosso pecado e trazê-lo para a Cruz, ao invés de tentar de alguma forma ser bom o suficiente para Deus. Só na Cruz podemos ver a graça que cobre todo o nosso pecado e derrotar a constante tendência para a autojustiça em nossos corações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *