A Bíblia ensina que existe um dom do celibato?

Pergunta: “a Bíblia ensina que há um dom do celibato? “

Resposta: duas passagens no novo testamento são tipicamente usadas para discutir o que às vezes é chamado de “o dom do celibato”. O primeiro é Mateus 19:9-12, “‘ eu te digo que qualquer um que se divorcia de sua esposa, exceto para a infidelidade conjugal, e se casa com outra mulher comete adultério.”

Os discípulos disseram-lhe: “se esta é a situação entre marido e mulher, é melhor não se casar.” Jesus respondeu: ‘ nem todos podem aceitar esta palavra, mas apenas aqueles a quem foi dado.

Para alguns são eunucos, porque eles nasceram dessa maneira; outros foram feitos assim por homens; e outros renunciaram ao casamento por causa do Reino dos céus. O único que pode aceitar isso deve aceitá-lo. ”

somente aqueles a quem foi dado

A frase “somente aqueles a quem foi dado” refere-se às pessoas que recebem o que alguns chamam de “o dom do celibato” ou “o dom da singularidade”. Não obstante o que nós chamamos o presente, Jesus ensina que a maioria de povos não desejam naturalmente permanecer único e celibatário para uma vida.

As exceções são aquelas que “renunciaram ao matrimônio” por causa do Reino. Tais celibatários receberam um dom especial de Deus.

A outra passagem pertinente é 1 Coríntios 7. Neste capítulo Paulo afirma que não é errado se casar, mas que é melhor se um cristão pode ficar solteiro. (a razão é que a atenção de um homem casado é “dividida” entre agradar ao senhor e agradar a sua esposa; um único homem é livre para ser mais focado na obra do senhor, versículos 32-34.) Paulo diz: “Eu desejo que todos os homens foram [solteiras] como eu sou.

Mas cada homem tem seu próprio dom de Deus; um tem esse dom, outro tem que “(versículo 7). Paulo tem o cuidado de afirmar que esta é “uma concessão, não… um comando” (versículo 6).

A capacidade de permanecer solteiro e servir a Deus além do casamento é um dom. Paul e alguns outros tinham esse dom, mas não todos.

Como vemos, a Bíblia não chama isso explicitamente de “o dom do celibato”, mas expressa que a capacidade de permanecer solteira para servir a Deus mais plenamente é um dom.

A maioria dos adultos desejam casamento, e esse desejo não é pecaminoso. Na verdade, o casamento pode nos impedir de pecar: “uma vez que há tanta imoralidade, cada homem deve ter sua própria esposa, e cada mulher seu próprio marido” (1 Coríntios 7:2). Ao invés de se engajar na imoralidade, os crentes devem se casar.

Sexo dentro do casamento entre um homem e uma mulher ou singularidade celibatário-estas são as únicas duas opções para os cristãos.

Embora a Bíblia fale do celibato como um presente, não está listado com os dons espirituais (1 Coríntios 12; Roman 12).

A singularidade é um dom que Deus dá a todos, pelo menos temporariamente. Para alguns, o dom da singularidade é permanente; para outros, Deus tira esse dom e dá o presente do casamento em seu lugar.

A Bíblia incentiva aqueles que são celibatários no serviço cristão que são uma parte importante da família de Deus.

Dá uma olhada nesse vídeo que deixei para explicar melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *